2º ENCONTRO DE FOLCLORE - 2012

2º ENCONTRO SUL-AMERICANO DE FOLCLORE

GRUPOS PARTICIPANTES

 

TABARE ARAPI Y SU BANDA (Uruguai)

Natural da cidade de La Paz – Canelones – Rruguai. Iniciou sua trajetória artística em 1968, durante o recital de Eustáquio Sosa e Alfredo Zitarrosa, no Centro Social de La Paz, quando se buscavam fundos para a Biblioteca Popular Carlos Vaz Ferreira. Em 1969 inicia a atividade de profesor de história até 1974, quando então, é destituido do cargo pela ditadura militar que governava o país. Grava seu primeiro trabalho musical em 1976, denominado “A su luna, a sus canteras”, em homenagem a cidade de La Paz. Mais uma vez, em 1981, é proibido pelo regime didatorial de atuar em público. Desde 1982, é integrante do corpo de jurados do Festival de La Paz, na condição de presidente, representando o grupo organizador. Em 1986, realiza apresentações na Italia e Siuça, nas ciudades de Torino e Genebra. Ja esteve em Paris e Barcelona realizando conferências sobre a música popular Uruguaia.

 

ELENCO ARTÍSTICO TETÃGUÁ KYRE’Y (Paraguai)

Fundado em setembro de 2003, o Elenco Artístico Tetãguá Kyre’y, tem sua sede na cidade de San Lorenzo, no Paraguai. O grupo, formado por jovens e adultos, apresenta danças do folclore paraguaio, danças tradicionais e de inspiração folclórica, alem de interpretações instrumentais com harpa e guitarra. Dentre os varios prêmios recebidos, foi vencedor no concurso Nacional do Centro Paraguaio de Danças, na edição de 2006. Foi clasificado em primeiro lugar no festival del Takuare’e, em Guarambaré, em 2009 e menção honrosa pela conquista do tricampeonato, em 2008.

 

GRUPO DE DANÇAS POPULARES ANDANÇAS (Brasil)

ANDANÇAS faz parte de um projeto de extensão da UFRGS. As montagens coreográficas buscam representar ritmos populares do Brasil, como frevo, Forró, Samba, Capoeira e Maculelê, danças do Pará e danças Gaúchas. Representou o Brasil em vários festivais na França  2002, Republica Tcheca 2004, no Chile em 2010 e Grécia Julho de 2011.

 

GRUPO DE FOLCLORE POLONÊS AGUIA BRANCA (Brasil)

Com trabalhos ligados a polonidade, desde 1969, a cidade de Guarani das Missões conta com o folclore polonês. Inicialmente chamado FOGAPOLO muito contribui para a difusão da cultura polonesa, através da dança, para o Estado do Rio Grande do Sul, Brasil e Países do MERCOSUL. O Grupo Folclórico Polonês Águia Branca, conhecido nacional e internacionalmente por sua grande contribuição cultural, é vinculado a Sociedade Cultural Guaraniense, criada em 18 de abril de 1979.

 

CONJUNTO  DE “DANZAS FOLKLORICAS PROVINCIA DE BUENOS AIRES”   (Argentina)

O Conjunto Provincia de Buenos Aires, é composto por bailarinos do sul da cidade de Buenos Aires, cujo objetivo é a participação em encontros e concursos, únicamente pelo gosto de realizar apresentações de dança folcórica Argentina. Em suas diversas participações, foram vencedores do Festival Nacional de Malambo de Laborde, na cidade de Mar del Plata, em 2010.

 

AGRUPACION DE NEGROS Y LUBOLOS  SONIDANZA  (Uruguai)

O grupo Sonidanza surgiu no mês de maio de 2007, na cidade de La Paz, Uruguai, através do esforço de um grupo de jovens, realizando um antigo sonho, de que La Paz tivesse sua própria comparsa.  Assim surgiu, através deste esforço e com objetivos bem claros, com uma identidade definida. Suas apresentações consistem em batucadas, que nos leva ao “carnavalito”, espécie de manifestação folclórica e também, ao candombe, gênero musical afrouruguaio, que surgiu na cidade de Montevideo, por volta do século XVIII.

 

GRUPO DE DANZAS FOLCLÓRICAS ALMA DE CARDO (Uruguai)

O grupo de danças tradicionais Alma de Cardo, iniciou suas atividades na cidade de La Paz – Canelones – Uruguai, no ano de 2008. Surgiu com o objetivo de manter vivas, as tradições e os costumes de seu país. Seus espetáculos apresentam uma mostra da cultura do Uruguai e sua evolução, apresentando danças tradicionais e estilizadas. O grupo Alma de Cardo realiza apresentações, no país e fora dele, sempre no intuito de colaborar com instituições e apoiando todas as formas de manifestações culturais. Atualmente, o grupo é dirigido por Beatriz Parodi e composto por bailarinos de diversas idades. Este grupo, em suas apresentações, nos leva ao passado gauchesco da Banda Oriental, através de coreografias e do vestuário utilizado.

 

INVERNADA DE DANÇAS TRADICIONAIS CHILENAS DE PRATA (Brasil)

A Invernada artística Chilenas de Prata, é parte integrante do Centro de Tradições Gauchas Sinuelo das Missões, de Bossoroca - RS. Formada por jovens tradicionalistas, tem se destacado no cenário local, regional e internacional, a exemplo da participação em um dos maiores festivais de folclore do Paraguai, o festival de Takuare'e, na cidade de Guarambaré, em 2011. 


****************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

2011 - 1º ENCONTRO DE FOLCLORE

Um dos mais significativos momentos culturais vividos pela Buena Terra, sem duvidas, aconteceu com a realização do 1 Encontro Sul-Americano de Folclore, nos dias 19 a 21 de agosto de 2011. Juntamente com representantes do Brasil, através da UFSM - DTG Noel Guarany e da UFRGS - Grupo Andanças, países irmãos, como Argentina e Paraguai, mostraram um belo espetáculo de seu folclore, com palestras e danças características desses países. Abaixo, o clip de abertura do evento e o registro que mostra alguns momentos deste grande espetáculo.