21 - Os anos que não foram escritos

O que aconteceu em São Luiz Gonzaga durante os 21 anos em que o país esteve sob a égide do regime militar? Houve repressão? Censura? O que de fato ocorreu após o dia 1º de abril de 1964 no município? São questões que permeiam o documentário “21 – Os anos que não foram escritos”, idealizado pelos acadêmicos de jornalismo da UNIJUÍ, Emerson Scheis e Pâmela Moraes, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Produzido entre agosto e dezembro de 2012, o documentário em vídeo foi idealizado no intuito de resgatar fatos que ocorreram em São Luiz Gonzaga durante o regime militar, através de depoimentos de cidadãos que viveram e presenciaram aqueles 21 anos no município.

Revolução, ditadura, grupos de 11, Inquéritos Policiais Militares (IPMs), censura e o cenário político são assuntos retratados no documentário, o qual, segundo os acadêmicos, tem o objetivo de descrever, no âmbito jornalístico, os fatos mais marcantes ocorridos durante o período e que não se encontram em livros de história.

Mais do que um trabalho jornalístico, o documentário “21 – Os anos que não foram escritos” é uma reflexão sobre a busca pela verdadeira democracia, por vezes, tão distante e utópica do cotidiano da sociedade brasileira.